banner facebook pint

Mais um ano que passa

Balanço

 

E chegamos ao final de junho, mais um ano letivo que passou, mais uma série de salas decoradas com as nossas ilustrações, muitos professores e crianças a trabalhar com os nossos materiais...
A Pedagogix é ainda pequena... está na sala dos 4 anos. Ainda assim, muito aprendemos neste curto espaço de tempo! Os nossos materiais entraram pela primeira vez nas escolas em 2012 e, de lá para cá, o feedback tem sido sempre positivo.
Uma vez que somos pioneiros, não só a nível nacional como internacional, na criação e produção deste tipo de materiais de apoio, este tempo serviu, ainda, para testar as nossas propostas, alterando algumas, melhorando outras,...

Se adquiriu alguns dos nossos materiais dê-nos, por favor, o seu feedback. Envie-nos um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  dizendo que vantagens e desvantagens encontrou nos produtos que adquiriu. Queremos lançar mais novidades, prestar um melhor serviço, ser uma boa ajuda em todas as rotinas escolares,... mas só conseguiremos fazê-lo com a sua ajuda.

Quatro anos já passaram, mas temos a certeza que muitos mais nos aguardam.
Contamos consigo ao nosso lado!

Our diplomas in english!

Print out our new diplomas to award students and your children for attendance, effort, good behavior, reading, counting, homework completion or better classroom performance. Perfect for the end of the year for kindergarten, preschool, elementary school and... homeschool.

Download HERE the pirates theme!

Download HERE the kings theme!

RECONHECER

Porque o Dia da Criança está aí... porque o ano está a terminar.

Mais um ano se aproxima do fim! Aí estão, finalmente, os dias com mais luz e mais calor mas, também, os dias mais longos e cansativos — os da reta final. É preciso terminar programas, consolidar saberes para os últimos testes, lutar para que nada nem ninguém fique para trás; É necessário ajudar os que mais precisam ao mesmo tempo que se trabalha com todos os outros. A agenda é planeada ao minuto para que se cumpram todos os objetivos. E a festa? Ah! Já começam os preparativos... e, dessa parte, todos gostamos! É a chave de ouro para encerrar mais um ano intenso de trabalho.
Por estes dias, é cada vez mais difícil manter os alunos concentrados, descansados e motivados. É sempre assim... ANO APÓS ANO, TODOS OS ANOS. Faz parte...
Nós, os crescidos, também começamos a ficar cansados... e toda essa energia (ou falta dela) transmite-se.
MAS TOCA A MANTER O ENTUSIASMO! Agora é o "agora ou nunca"! Vamos usar toda a energia com que estes dias luminosos nos regam e vamos passar ENTUSIASMO às nossas crianças. No final, restará a sensação do dever (bem) cumprido!

 

Uma ideia...

Na correria diária, nem sempre nos lembrámos de recompensar esforços, atitudes e práticas, pois não? Qualquer altura é uma boa altura para o fazer. Por estes dias, perto do final do ano e do Dia da Criança, porque não entregar aos mais empenhados, neste ou naquele trabalho, nesta ou naquela forma de estar, um DIPLOMA? Porque não oferecer a todos, no Dia da Criança? E nos Centros de Estudo, onde muitos tanto trabalham? Podem ser prometidos como recompensa de final de ano em troca de APENAS MAIS UM ESFORÇO. Vamos ver quantos merecem?
É uma forma de lhes dizer que estamos (continuamos) atentos, que reconhecemos esforços e que esperamos que assim continue... pelo menos, mais umas semanitas.

 

Criámos os nossos diplomas para facilitar o trabalho e poupar o tempo de quem já tem tão pouco.
Colocamos os ficheiros à disposição, para impressão. Dois temas diferentes: reis e piratas.
Os nossos diplomas, enrolámos com fitinhas bonitas, a condizer com a ilustração, e até foram lacrados! Façam o mesmo!

 

Vão ficar LINDOS!

 


 

 

 

 

(Descarregar ficheiro para impressão)

 

 

(Descarregar ficheiro para impressão)

 

 

Dia Mundial do Livro 2013

23 de Abril - Dia MUndial do Livro e dos Direitos de Autor

 

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado a 23 de Abril, desde 1996 e por decisão da UNESCO.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca UM LIVRO. Em simultâneo, homenageia-se a obra de grandes escritores como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Veja, falecidos a 23 de Abril de 1616.
A UNESCO pretende também fomentar a leitura, a indústria editorial e a protecção da propriedade intelectual através dos direitos de Autor. O direito de autor - um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º) - funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.

Não podíamos deixar passar este dia em branco, por isso aqui ficam algumas sugestões.

 

NA ESCOLA

  • Organizar grupos de trabalho e pedir a cada grupo que crie um cartaz anunciando este dia, com uma bonita ilustração temática. A técnica do recorte e colagem, a partir de revistas, jornais e papeis coloridos, funciona sempre muito bem!
  • De véspera, preparar com a turma a leitura de um conto/livro infantil (pode fazer-se um concurso e escolher os melhores leitores). No Dia Mundial do Livro fazer uma visita à sala dos mais pequeninos lendo-lhes, em voz alta, o conto. No final, os maiores ajudam os mais pequenos a construir bonitos marcadores de livros, que levarão para casa como recordação deste dia (é uma forma de recordarmos aos pais - que às vezes andam um bocadinho distraídos - esta data tão importante).

 

EM CASA

  • Não deixe o seu filho/a adormecer sem lerem um livro em conjunto!
  • Porque não fazer uma visita à livraria mais próxima, depois das aulas, e comprar um livro novo? Vai ser uma surpresa muito apreciada!
  • Organize um pequeno jantarinho familiar (de pequenos e crescidos*). Todos são obrigados a levar o livro da sua vida, um livro do qual gostem muito. Depois do jantar, um belo serão de leitura de uma ou outra parte mais marcante do livro ou, então, da primeira página... para "adoçar a boca"!

*Para uma versão ainda mais animada, convidar tios e tias, primos e primas.

Dia Internacional do Livro Infantil

O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se hoje, dia 2 de Abril! Esta data celebra-se anualmente e como forma de homenagear Hans Christian Andersen — escritor dinamarquês, autor de alguns dos contos para crianças mais lidos em todo o mundo —, que nasceu neste dia.
Deste modo, só podemos sugerir uma VISITA À BIBLIOTECA... da escola, do município,... e, já agora, um mergulho nos contos de Andersen. Ou então, uma VISITA À LIVRARIA.
Aqui vai a nossa sugestão: Contos de Andersen para Crianças sem Medo, da Oficina do Livro. Trata-se de uma seleção de Alice Vieira, contos de Andersen recontados por esta magnífica escritora portuguesa e ilustrados por Carla Nazareth.

Também à venda na nossa loja.


 

Boas leituras!

Páscoa

E da Páscoa, conhecemos o significado?

Páscoa

À semelhança do que fizémos para o Carnaval, fomos à procura do significado da Páscoa. Este ano as nossas crianças vão comemorar com conhecimento de causa!

Aqui está o resultado da nossa pesquisa com uma linguagem muito acessível, ilustrado, em formato A4 e a preto e branco (para ser viável imprimir e colorir a ilustração da Carla Nazareth).

(Descarregar ficheiro para impressão)

Carnaval

Porque é que se comemora o Carnaval?

Carnaval
Carnaval

Eis o resultado:

Carnaval

A C. (8 anos) há já mais de um mês que sonha com o dia em que se vai mascarar de Frankie Stein (para quem não conhece, uma boneca Monster High), mas apenas hoje, logo pela manhã, lhe surgiu a pergunta "Porque é que se comemora o Carnaval?".
É importante para todos nós celebrarmos efemérides, dias feriado e dias festivos mas é também muito importante que os entendamos e os saibamos contextualizar.

Aqui fica, pois, um documento que os professores podem imprimir e levar para a sala de aula, fazendo uma atividade de leitura e exploração do texto.

Bom trabalho!

(Descarregar ficheiro 1 para impressão)

(Descarregar ficheiro 2 para impressão)

2013/2014

Aqui vamos nós!

2013/2014

2012 foi o ano ideal para darmos o primeiro passo... devagar, com cuidado, com consciência e, sobretudo, com atenção ao pormenor. Conhecemos os nossos primeiros clientes, ouvimo-los com muita atenção e estamos prontos para continuar aquele que temos a certeza que é um excelente projeto para todos quantos lidam com crianças. Definimos regras e tarefas, começámos a "controlar o tempo" e a regular comportamentos, seguimos dia a dia o calendário... temos as salas decoradas e até em nossas casas há agora tabelas de comportamento, quadros de tarefas e árvores que nos recordam o aniversário dos nossos familiares e amigos mais queridos.

Para 2013 há já novas ideias (muitas!). Estamos a testar os novos materiais e, não tarda, revelaremos mais novidades.

3, 2, 1... CÁ VAMOS NÓS!

Uma boa ideia para a nossa ceia!

(IDEIA rima com CEIA)

Uma boa ideia para a nossa ceia!

 

Aos oito anos a Carolina descobriu o encanto da poesia, dos versos e das rimas.
Desde sempre fizémos jogos de rimas, no carro, durante longas viagens... até cansar!
Mas agora é diferente! Tudo é motivo para um belo poema. Tudo serve para rimar saindo, por vezes, poesias absolutamente SURREALISTAS!
O que interessa é isso mesmo - o prazer com que o faz a todo o instante, o gosto que está a criar pela literatura, pela leitura, pela escrita e pela poesia.
E tudo isto se deve ao tempo que a escola tem destinado à atividade de escrita criativa. Agora, o seu caderno da Escrita Criativa segue-a para todo o lado e é um dos seus "brinquedos" favoritos. Excelente!

Aqui fica, então, mais uma sugestão: o livro Quero ser escritor da nossa amiga e maravilhosa escritora Margarida Fonseca Santos

É preciso ideias para dinamizar os próximos dias na escola, em que já não há atividades letivas mas em que as nossas crianças continuam a marcar presença? É preciso ideias para tornar mais curtinhos e divertidos os próximos dias (frios e chuvosos) em casa ou no ATL? É preciso ideias para entreter toda a família enquanto o Pai Natal tarda em chegar? Aproveitem a nossa sugestão! Garantimos que não haverá lugar para arrependimentos. Serão momentos bem passados, na certa, lúdicos e pedagógicos.

Este livro é também uma boa sugestão para professores, amigos e colegas que não queremos deixar de presentear!

 Mas... eis a razão primeira deste post - uma ÁRVORE DE NATAL DE FRUTA:

 

 

 

Uma boa ideia para a nossa ceia!

Cá está!... A razão da rima!
O motivo primeiro deste post era partilhar uma boa ideia para a ceia, uma atividade interessante, que fosse possível de realizar com as nossas crianças e que, de certo modo, fugisse aos habituais "excessos açucareiros" da época. Aqui está, pois, uma receita saudável que refrescará e embelezará a mesa na noite da Consoada (ou no almoço de Natal). A ideia não é nossa, circulava por aí e nós resolvemos ajustá-la à nossa imagem. Esperamos que gostem!

 

ÁRVORE DE NATAL DE FRUTA

Reúna alguns frutos, lave-os e decasque apenas aqueles que não se podem mesmo comer com casca (como o kiwi, por exemplo). Também vai precisar de um prato, palitos e uma forma em forma de estrela.

1. Corte o topo da maçã, que servirá de base;

2. Descasque a cenoura;

3. Corte a estrela;

4. A cenoura vai unir-se à maçã através de um palito. Espete diversos palitos em volta da cenoura e da maçã;

5. A estrutura está pronta. Agora, é só ir espetando as peças de fruta nos palitos. Misture bem as cores. No final, coloque a salsa em redor da árvore, na base. Lindo!

Nota: O encanto desta atividade está em deixar as nossas crianças decidir a ordem dos frutos e ajudar a colocá-los enquanto comem alguns e lambem os dedos! ;-)

 

16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação

Jogo da refeição saudável

 

 

 

 Mais uma ideia para usarem nas vossas salas de aula. Desta vez, vamos celebrar, com um jogo, o Dia Mundial da Alimentação.

 

Material:

Imagens de alimentos, saudáveis e não saudáveis, recolhidas pelos alunos (até 10cm), quadrados de cartolina 10x10cm, tesoura, cola, plástico autocolante (opcional), lápis de cor, de cera ou canetas de feltro e pratos de papel (um por aluno).

 

Desenvolvimento:

  1. Recortar os alimentos e colar em quadrados de cartolina;
  2. Nos alimentos não saudáveis (doces, gorduras,…) deverá escrever-se a frase “Desenha, rapidamente, outro alimento saudável no teu prato”;
  3. Plastificar as peças (opcional, para maior durabilidade do material);
  4. Distribuir a cada criança um prato de papel onde irá desenhar uma refeição – pequeno almoço, almoço, lanche ou jantar – com 3 alimentos saudáveis (se o grupo/turma for grande) ou 5 alimentos saudáveis (se o grupo for pequeno);
  5. Colocar as imagens dos alimentos recolhidas, viradas para baixo, num tabuleiro.
  6. Seguindo uma ordem previamente definida, uma a uma, as crianças vão virando um dos alimentos disponíveis no tabuleiro. Se encontrarem um alimento que não faz parte da sua refeição colocam-no novamente no tabuleiro, virado para baixo; se fizer parte, assinalam o alimento correspondente no prato com uma bolinha ou uma cruz. Se sair um alimento não saudável a criança deverá executar a ação descrita no cartão/imagem e acrescentar mais um alimento à sua refeição. Em qualquer caso, passa ao jogador seguinte.

 

Vencedor:

Ganha a criança que marcar primeiro TODOS os alimentos constantes da sua refeição.